8 de jun de 2014

Daat e o Dragão


Pergunta que recebi no recente texto sobre Tiamat e a caverna do dragão:

"Há muita correlação entre os elementos presentes na animação japonesa "Dragon ball Z" ( dragões, 10 esferas perdidas em mundos diferentes e uma busca interminável pela união delas, que dá ao ser que reuní-las poder supremo, além de libertar um poderoso dragão). Teria vc informações a nos acrescentar, já que este desenho vem de uma cultura milenar impregnada de simbolismo e tradição. Um forte abraço amigo José." (Cleide)


Resposta: Olá Cleide. A serpente normalmente simboliza a energia vital, a kundalini, que flui pela coluna vertebral em suas 33 vertebras, que por sua vez simboliza as 11 esferas da Arvore da Vida somadas aos 22 caminhos que unem essas esferas, sendo a esfera oculta, Daat, a representação de todas as 10 esferas, o abismo, o caminho de transição do fim para o início, simbolicamente tomando como exemplo a saga do Senhor dos Anéis, o iniciado pode sair das trevas para a luz (como quando Gandalf derrota o demônio ao cair no abismo e deixa de ser "o cinzento" e passa a ser "o branco") ou quando ele não passa na prova (quando Frodo entra na caverna a beira do abismo e precisa livrar-se do poder obscuro do anel mas recusa a abandona-lo). 

De forma análoga, cada ser humano (que é possuidor dessa serpente, a kundalini) pode direcioná-la para a luz ou mantê-la nas trevas, ou seja, canaliza-la para sentimentos morais superiores ou mantê-la atrelada aos instintos inferiores. As lendas sobre essa serpente primitiva atrelada aos instintos remontam a imagem de uma serpente que vive no abismo e pode voar, como a lenda de apep ou apophis e todas as lendas de dragões, que possuem forte instinto e ferocidade, mas ao mesmo tempo capacidade de elevarem-se a esferas superiores não apenas pela capacidade de voo como pelo domínio dos elementos. 

Como expus no link sobre o Sol e as Trevas, a elevação do dragão, o dragão em voo acontece quando ele é iluminado pela luz do Sol (um clássico simbolo do intelecto e da razão na Astrologia), quando o intelecto controla o impulso instintivo, quando o caos interior dá lugar a ordem, a fúria lugar a paz e todas as potencialidades latentes no dragão se convertem em luz. 

Esse caminho de controle é exatamente o caminho que envolve as esferas da Arvore das vidas (10) pelos 22 caminhos até que após percorridas 32 esferas se alcance a entrada da caverna, seja vista a face do abismo em Daat, a 33º vértebra que une a coluna ao cérebro, que corresponde ao chacra laríngeo que verbaliza o pensamento em som e diante do abismo, vislumbrando no dragão profundo a sua própria face pessoal, a pessoa descubra que somente controlando o seu próprio dragão interior adentrando o abismo é que ela poderá voar para fora da caverna e encontrar a luz do Sol.

Tem um outro texto na fanpage que fala um pouco sobre esse processo de iniciação:




Esses são alguns significados ligados ao simbolismo do dragão na China, um símbolo de poder e controle, pois enquanto a ordem não se estabelece sobre o caos, a luz não se acende nas trevas, enquanto houver fúria não há paz, enquanto houver luta não há harmonia, a verdadeira vitória está em render-se a si mesmo, eis o controle do dragão interior.


Fanpage Profecias o Ápice em 2036 no Facebook:

Fórum Profecias 2036:

6 comentários:

Gedielson Peixoto disse...

Só uma correção à pergunta: no desenho Dragon Ball Z, são 7 esferas, e não 10.

Lucas Okazava disse...

Não são 10 esferas, são 7.

Como ficaria o significado José?

José Alencastro disse...

Olá Lucas e Gedielson. Sim, são 7 esferas e não 10, o significado analisado no texto é sobre o simbolismo do dragão em relação a arvore das vidas e não em relação a série, que alias eu sequer citei na resposta :)

Akhenaton Sunson disse...

Muito bom esse texto do post José. Obrigado por compartilhar. Eu ainda preciso aprender muito sobre esse domínio da serpente interior, pois sou muito apegado aos prazeres mundanos do sexo. Infelizmente ainda depois de conhecer o espiritismo e ter servido com bondade e dedicação numa casa espírita, hoje estou afastado pois me mudei e não encontrei um outro local onde eu criasse um laço que me fortalecesse a ponto de ter um equilíbrio maior. As experiências vividas durante o império romano ainda estão entranhadas em minha alma.

Eric Quaresma disse...

DBZ é baseado na lenda de Sun Wukong (O Rei Macaco), as esferas foram criadas pelo próprio autor para q Goku tivesse uma busca na série. As ainda dragon balls podem representar os chácras e ao ter o controle dos 7, a serpente subirá possibilitando fazer qq coisa, mas se buscar por simbolismos vc pode encontrar em diversos animes, assim como o funcionamento das sociedades espirituais em Bleach ou Yu Yu Hakusho e o 8º sentido em Saint Seiya, q possibilita alguém ir e voltar do domínio dos mortos, assim como ter o chácra frontal desenvolvido e fazer projeção consciente.

djgustavo disse...

legal