19 de jan de 2011

Os Significados da Estrela de Davi

estrela de davi significado


A Estrela de Davi ou Selo de Salomão é um símbolo com muitos significados, eu expliquei alguns deles no terceiro texto sobre o Codex de Dresden: AQUI   

Mas acredito que tenham ainda mais três significados:

Primeiro: A estrela de Davi nada mais é do que um quadrado em movimento, em três posições diferentes.

selo de salomão, estrela de davi, hexagrama dos judeus

Esse quadrado representa Deus, o tetragrama sagrado YHWH em suas três formas de manifestação no universo: principio espiritual, principio material e fluido universal. Exatamente por isso os 72 nomes de Deus da Cabala são compostos cada um por 3 letras do alfabeto hebraico (cada letra representa uma dessas manifestações)

E porque são 72? Porque representam o giro completo de cada um dos 3 quadrados visíveis na Estrela, um giro completo no círculo que representa o planeta Terra e suas 24 horas na rotação (giro no próprio eixo), ou seja, 3 quadrados multiplicados por 24 (período completo da rotação em horas), igual a 72.

Além disso, também representa o período de renovação completa das células do duplo etérico (por isso ele se desfaz em 72 horas após o desencarne). Cada um desses 3 quadrados também representa a base de uma pirâmide, mais precisamente as 3 pirâmides do vale de Gizé, onde Jesus recebeu sua iniciação e onde o símbolo da Estrela de Davi foi criado pelos grandes iniciados.

Segundo: O número 6 representa o homem encarnado, a vida encarnada, isso é conhecido desde os estudos do pitagorismo até os estudos mais antigos do povo hebreu com Moisés, tanto que na própria Gênesis é dito simbolicamente que o homem foi criado no sexto dia. Representa também a criação em sua plenitude, pois Deus simbolicamente criou tudo em 6 dias, é uma simbologia pra demonstrar a perfeição da Criação Divina, visto que se pegarmos os 3 primeiros números (1,2,3), eles somados ou multiplicados equivalem exatamente a 6 (1+2+3 = 6, 1x2x3 = 6).

Temos na Estrela de Davi 6 triângulos ligados ao hexagrama no centro. Esse hexagrama no centro simboliza o espírito encarnado no corpo físico, o homem encarnado.

Cada um dos 6 triângulos por sua vez representa os demais 6 corpos (os três triângulos superiores os corpos superiores, os três triângulos inferiores os corpos inferiores).

Somando então o 6 (equivalente ao hexagrama no centro) junto com o 6 (número dos triângulos ligados ao hexagrama), teremos o número 12, que representa o homem como uma pirâmide, 4 triângulos unidos (12 vértices), o homem ainda preso a realidade dos seus 4 corpos inferiores (4 triângulos que formam a pirâmide) tentando se elevar ao “cume da pirâmide”, somando esforços para multiplicar seus resultados. É a simbologia do homem como uma pirâmide, tentando se elevar da base da pirâmide (matéria) até a essência divina no ápice da pirâmide.


Terceiro: Os dois triângulos, apontando pra cima e pra baixo, representam fogo e água. Do entrelaçamento dos dois triângulos, surge um hexagrama no centro, com 6 triângulos a sua volta que formam o Selo de Salomão. Esse símbolo, conhecido no Oriente e no Ocidente, define que o grande triângulo apontando pra cima é o Triangulo de Fogo e o grande triângulo apontando para baixo é o Triangulo de Água.

O próprio Apocalipse relata esses símbolos, diante do trono sete tochas de fogo que são os espíritos de Deus (Ap 4:5), assim como também diante do trono um mar límpido como cristal (Ap 4:6), o aspecto espiritual simbolizado pelo que esta em cima e sua contrapartida: o aspecto material que está embaixo, mundo físico, mundo material. O triângulo apontando pra cima também representa o EU superior, a essência divina que existe em cada espírito e que inspira e impulsiona a alma ainda imperfeita e em evolução a entrar em sintonia, através do livre arbítrio e da lei de causa e efeito, à essa essência divina superior.

É o EU superior/essência divina que deu origem a alma individualizada em evolução e permanece fusionada a alma por toda a eternidade, expandindo constantemente suas potencialidades à medida que a alma se sintoniza cada vez mais com essa essência.

Por fim, a Estrela de Davi simboliza os 3 batismos ensinados por Jesus, João e seus seguidores: o batismo do arrependimento, feito nas águas, o batismo de fogo e o batismo do Espírito Santo.

João Batista (que batizou Jesus) e Pedro nos falam sobre o batismo de fogo: João Batista no livro de Mateus fala que Jesus viria pra batizar no Espírito Santo e no fogo (Mateus 3:11), enquanto que Pedro exorta os fieis a não se aborrecerem com o fogo da provação (1Pedro 4:12). O livro de Marcos fala que “todo homem será salgado no fogo da provação”(Marcos 9:49). Paulo fala em Corintios que no dia do julgamento a obra de cada um passará pelo fogo (1Corintios 3:13).

Então o que é esse fogo? O que é esse batismo de fogo??? É a provação!!! Jesus quando fala sobre o “fogo eterno” diz que aquele que não efetuar sua reforma íntima, viverá provações sem fim (fogo eterno) até que se alinhe conscientemente à essência perfeita que existe dentro dele.

A bíblia inclusive mostra esse roteiro em 3 etapas: o batismo de fogo (provações que o ser humano vivencia), o batismo do arrependimento, realizado na água (arrependimento sincero dos erros cometidos) e por fim o batismo do Espírito Santo (dar os frutos do Espírito, da essência perfeita que habita em nós, que somos “templo de Deus” como dizia Paulo em 1Corintios 3:16).

Reparem na figura: o fogo nos consumindo, de repente é jogada a água (o batismo do arrependimento era feito nas águas), o fogo se extingue e sai a fumaça ( representando o Espírito santo, o nosso espírito se libertando da matéria).

Da mesma forma na Estrela de Davi entre o triângulo superior e o triângulo inferior está ali simbolizado o homem encarnado (como já explicado no item 2 desse texto).

Da junção do fogo (triângulo superior) com a água (triângulo inferior) nasce o espírito liberto na figura de uma fumaça se elevando aos céus, quando fogo e água, os dois triângulos que formam a Estrela de Davi se encontram.



A estrela de davi é, em suma, um símbolo que representa como significado a ascensão espiritual, a busca da conexão com as altas esferas espirituais e libertação das limitações da matéria, a evolução, a reforma moral.

Fanpage Profecias o Ápice em 2036:
https://www.facebook.com/josemaria.alencastro2036 


9 comentários:

-*Vera Luz*- disse...

Olá José!

Obrigada pelo estudo compartilhado, onde podemos perceber que quando estamos entendendo e contribuindo de forma positiva para nossa evolução já estamos seguindo nosso processo em acordo com as leis divinas e universais!

Um abraço,
"Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

José Alencastro disse...

Obrigado pela receptividade Vera, muitas informaçoes inéditas chegarão nos textos do blog P.o.A em 2036 nesse ano de 2011.

fran Lobo disse...

obrigado José pela oportunidade de conhecer um pouco mais dos ensinamentos de Jesus.apesar de conhecer um pouco ,infelizmente eu não tinha o conhecimento do significa da estrela de Davi falta de interesse da minha parte.
um grande abraço.

José Alencastro disse...

Fran Lobo fico feliz com o interesse e tambem em poder ajudar nessa tua busca atraves do texto do blog. Tem um outro texto no blog que fala um pouco mais sobre a estrela de Davi, creio que voce vá gostar tambem: http://profeciasoapiceem2036.blogspot.com/2011/01/profecia-no-codex-de-dresden-em-2036-e_12.html

Gedielson disse...

Olá, José. Muito esclarecedor o texto. Mas se lhe for possível, ajude-me com uma dúvida: como funciona a "mecânica" por trás dos poderes dos símbolos e talismãs? Seria por causa das energias e egrégoras a eles relacionados (neste caso funcionariam apenas como canalisadores) ou, independente da intenção que direcionamos a eles, possuem ação energética própria?
Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco, sem fanatismos.

Paz e Luz.

José Alencastro disse...

Olá amigo, falei sobre essa assunto amplamente em um post na fanpage, ele está nesse link aqui: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=446820905339879&set=a.366298710058766.83206.360490373972933&type=1&theater


Abraço

Alexandre T disse...

José, falando sobre símbolos, eu uso a "medalha de São Bento". Isso é bom, ruim, ou nem uma coisa nem outra? Qual seria o melhor símbolo para se usar, a "estrela de Davi"? Um abraço!

José Alencastro disse...

Acho que não tem nada de errado Alexandre, se você tem fé no São Bento acredito que não existe qualquer problema em utilizar uma medalha que representa essa fé. A estrela de Davi tem muitos significados, alguns deles eu ja expus nesse post do blog e em breve explicarei ainda mais o sentido iniciático desse simbolo, sobretudo a ligação dele com os eventos que ocorrerão em 21 de dezembro de 2012. Abraço

FEL!PE disse...
Este comentário foi removido pelo autor.