4 de set de 2010

Os 4 animais do Apocalipse diante do trono


Antes de iniciarmos a análise dos selos, necessitamos relembrar o significado da simbologia dos 4 animais que João viu ao ser arrebatado :

“Havia ainda diante do trono um mar límpido como cristal. Diante do trono e ao redor, quatro Animais vivos cheios de olhos na frente e atrás”. (Apocalipse 4:6)

A dimensão física é na sua maioria formada por água (oceanos, rios, mares), o corpo físico é na sua maioria formado por água. A simbologia é ainda mais ampla, pois é exatamente através da água que se purifica, ou seja, através das encarnações sistemáticas no planeta. Já os animais vivos representam exatamente os homens encarnados, em diversas fases da vida em suas mais diversas etnias, ou seja, nessa visão simbólica João vê representada a humanidade encarnada no planeta Terra sendo guiada pelo Cristo Planetário.

“O primeiro animal vivo assemelhava-se a um leão; o segundo, a um bezerro; o terceiro tinha um rosto como o de um homem; e o quarto era semelhante a uma águia em pleno vôo. Estes Animais tinham cada um seis asas cobertas de olhos por dentro e por fora. Não cessavam de clamar dia e noite: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Dominador, o que é, o que era e o que deve voltar” (Apocalipse 4:7-8)

Esses animais representam as diferentes fases do homem encarnado: o leão representa o pai, aquele que gera o filho, esse filho que nasce é o bezerro, que ao crescer se torna um “animal com rosto de homem” e por fim, na velhice, quando desencarna, ele se torna uma águia que estará pronta para voar, pronta pra retornar a pátria espiritual. Além disso, o numero seis na Bíblia representa o homem (por isso as 6 asas em cada animal), e o numero quatro a materialidade, aquilo que morre pra se renovar, portanto os animais mostram os diferentes grupamentos de homens encarnados na Terra, nas 4 fases das suas vidas. Representam os 4 tipos sanguíneos, 4 também são os grandes grupos étnicos da raça humana: negros, brancos, amarelos e vermelhos , os 4 pontos cardeais, os 4 grandes continentes (América, Europa, Ásia e África) . Vale ressaltar que o leão dessa visão não representa o leão da tribo de Judá (que é Jesus, o Cordeiro) e também os 4 animais descritos no Apocalipse não tem nada haver com os 4 animais descritos por Daniel, no capitulo sete do livro homônimo .

Existe um motivo especial para que João tivesse visto a figura desses 4 seres , nessa ordem exata, como veremos quando os selos forem abertos, pois eles trazem uma importante simbologia ligada a abertura dos 4 primeiros selos, que são os 4 cavaleiros do Apocalipse.

Nenhum comentário: